Segurança Máxima no Brasil é uma piada

sexta-feira, 4 de março de 2011 às 12:43
Que os presídios no Brasil são uma porcaria não é nenhuma novidade. Além de superlotados, a grande maioria não dispõe de programas onde os presos trabalham, fazem cursos enfim, algo de útil ao invés de se conhecer, criar e gerenciar facções criminosas e sair de lá um bandido profissional.
Mas e as prisões de segurança máxima, aquelas em que os grandes chefões do crime, como Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, deveriam ficar totalmente isolados e impossibilitados de gerirem suas organizações criminosas? Não passam de propaganda política. Na prática, são um hotel para que eles fiquem mais confortáveis. Afinal, como explicar que Beira-Mar, um dos maiores chefões do tráfico do Brasil possa ter regalias como “porção de granola no café-da-manhã recomendada por nutricionista” ou então o creme especial para passar no rosto antes de se barbear, preparado em farmácia de manipulação?
Não sou a favor de torturar ninguém, mas esse tipo de regalia que 99% da população não pode ter, e ainda por cima pago com dinheiro sabidamente ganho através de mortes e destruição de famílias por conta de drogas? É um absurdo!
Me consola saber que ele gostaria de ter feito depilação facial a laser, mas a Justiça negou. Poxa, que maldade.
Comparemos então, as diferenças das prisões de segurança máxima no Brasil com as da Itália e Estados Unidos; países que lidam com a Máfia e outros chefões do crime organizado. A comparação é triste, mas necessária.

BRASIL

Penitenciária Federal de Catanduvas

Banho de Sol

2 horas por dia e os presos vão em grupos de 13 por vez. Podem conversar livremente entre si. Fernandinho Beira Mar conversa com os companheiros de presídio tapando a boca com uma das mãos para evitar que através das câmeras consigam fazer leitura labial, ou seja, está liberado para dar e receber “recados”.

Visitas de Familiares

1 vez por semana numa área coletiva. Diversos detentos e suas famílias se misturam. Existem microfones para captar o som do ambiente, mas é impossível distinguir uma conversa entre duas pessoas pela quantidade de gente.

Visitas Íntimas

De 15 em 15 dias o detento pode passar uma hora numa cela especial com sua mulher. A única exigência é que seja comprovado o casamento ou união estável. Nada do que se fala é gravado.

Cartas

Apenas de 2007 em diante uma decisão judicial permite que as cartas que entram e saem do presídio sejam lidas pela administração. Essa regra é excepcional e só vale para este presídiol. No restante do Brasil os presos podem enviar e receber ordens cartas livremente com a certeza de que não serão sequer abertas. Porém, Beira-Mar goza algumas regalias nesse quesito e consegue brechas para que suas cartas sejam enviadas tranquilamente…

ESTADOS UNIDOS

Regime de Segurança Máxima “Supermax”



Banho de Sol

1 hora por dia e apenas 1 preso de cada vez. Sem possibilidade de conversar e trocar informações com outros detentos.

Visitas de Familiares

Visitas acontecem apenas no chamado parlatório, que é brindado, e as conversas entre preso e visita acontecem apenas pelo interfone. As conversas são gravadas e monitoradas pelos agentes.

Visitas Íntimas

Obviamente não existem.

Cartas

Todas as correspondências são lidas por agentes treinados para identificar códigos usados pelos criminosos. As cartas podem ficar retidas por meses antes de ser enviada.

ITÁLIA

Regime de Segurança Máxima “Carcere Duro”

Banho de Sol

2 horas por dia, como no Brasil, mas em grupos de 4 presos por vez e é proibido conversas ou trocas de objetos.

Visitas de Familiares

Como nos Estados Unidos as visitas acontecem no parlatório blindado e a conversa é via interfone e também é gravada.

Visitas Íntimas

Obviamente não existem.

Cartas

Todas as cartas passam por análise dos agentes que podem retê-las de forma definitiva.
Quem pode mudar isso? Os nobres políticos que estão mais preocupados em aumentar em mais de 60% os próprios salários – mesmo tenho trabalhado apenas 5 meses no ano – afinal, como disse um Deputado, políticos são convidados para muitas festas e casamentos e gastam muito com presentes. Estes são os políticos do Brasil.
Não é preciso dizer mais nada. Os fatos falam por sí.

0 comentários

Postar um comentário

Interesse Publico Coletivo | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates